Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grávida de 26 anos e bebé morrem a caminho do hospital de Guimarães

30 ago, 2023 - 14:01 • Miguel Marques Ribeiro

Grávida de 35 semanas sofreria de "comorbilidades". Hospital da Senhora da Oliveira garante que cumpriu "protocolo clínico".

A+ / A-

Uma mulher grávida, com 26 anos, e o respetivo bebé morreram numa ambulância a caminho do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

A grávida, que estava a ser seguida naquela unidade hospitalar, deslocara-se ao hospital no domingo com falta de ar. Após realização de exames, que nada detetaram, foi mandada para casa.

No dia seguinte, segunda-feira, quando se encontrava na via pública, voltou a sentir os mesmos sintomas e foi dado o alerta aos serviços de emergência pelas 17h15, adianta fonte do INEM à Renascença.

Quando a ambulância dos Bombeiros das Taipas chegou ao local para prestar assistência, a vítima já se encontrava com uma paragem cardiorrespiratória. Foi então chamada ao local uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, de Guimarães.

Segundo fonte do INEM, os médicos do Hospital da Senhora da Oliveira ainda fizeram tentativas de reanimação logo após a chegada do VMER -- uma versão desmentida por fonte hospitalar que, em comunicado enviado à Renascença, garante que a grávida chegou ao hospital "já sem vida".

A administração do Hospital da Senhora da Oliveira assegura ainda que "o protocolo clínico foi conduzido, desde o primeiro momento, conforme os procedimentos exigidos nestas situações", referindo que se tratava de "uma utente com comorbilidades".

O Ministério da Saúde e a Direção Executiva do SNS ainda não reagiram ao caso.

[Notícia atualizada às 16h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    30 ago, 2023 Lisboa 18:59
    Os protocolos existem para descartarem responsabilidade, o tipo de protocolo foi bem aplicado neste caso específico?quem faz estes protocolos, os médicos?os administradores dos hospitais?foram aplicados por corretamente por os profissionais de saúde, tinham capacidade de avaliação?os protocolos servem para encobrirem falhas e erros.

Destaques V+