Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Efetivo da Policia Municipal do Porto é 30% inferior ao previsto

04 set, 2023 - 20:28 • Lusa

Segundo o comandante, desde 2018 verificou-se uma redução de 13% do efetivo policial por força da aposentação.

A+ / A-

O efetivo da Policia Municipal do Porto é 30% inferior ao previsto, contando atualmente com 191 agentes, mas necessitando de 275 operacionais, revelou o comandante António Leitão esta segunda-feira.

"Estamos 30% abaixo dos números legalmente estabelecidos. Temos um défice de 84 polícias", afirmou o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão, durante o Conselho Municipal de Segurança.

Dos 191 operacionais que atualmente a Policia Municipal dispõe, 173 são agentes e os restantes chefes ou oficiais.

Segundo o comandante, desde 2018 verificou-se uma redução de 13% do efetivo policial por força da aposentação.

Já quanto aos recursos materiais, António Leitão destacou o investimento feito nos últimos anos pelo município.

"O investimento foi muito claro, palpável e visível", observou, notando que, em 2013, a Policia Municipal contava com 24 viaturas e, neste momento, dispõe de 56 carros de patrulha.

O comandante adiantou ainda que este ano deverão ser ultrapassas as mais de 50 mil chamadas para o Centro de Gestão Integrada (CGI) registadas em 2022.

"Entre 40 e 50% de todas as chamadas corresponderam ao envio de meios aos locais", observou.

António Leitão adiantou também que, no último ano, foram bloqueadas 4.200 viaturas na cidade e que este ano as projeções rondam as seis mil viaturas.

"Não são números que nos devem orgulhar. Gostaria de ver mais baixos", adiantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+