Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vila Pouca de Aguiar

ERS abre inquérito à morte de idoso à porta do centro de saúde de Pedras Salgadas

07 set, 2023 - 14:13 • Lusa

Caso ocorreu na sexta-feira, quando o homem, de 89 anos, esperou pelo INEM à porta da extensão de saúde, em paragem cardiorrespiratória.

A+ / A-

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instaurou um processo de avaliação que permita o "cabal esclarecimento" do caso do idoso que morreu à porta de uma extensão de saúde em Vila Pouca de Aguiar, foi anunciado esta quinta-feira.

“A ERS, após ter tido conhecimento da situação relatada na extensão de saúde de Pedras Salgadas decidiu, no quadro das suas competências legais, instaurar um processo de avaliação que permita o cabal esclarecimento desta situação”, afirmou a entidade questionada pela agência Lusa.

Segundo uma notícia avançada na terça-feira pelo canal de televisão SIC, um homem de 89 anos ter-se-á sentido mal na aldeia de Soutelinho do Monte, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, e a família recorreu à unidade de saúde mais próxima, em Pedras Salgadas, onde lhes terá sido dito para ligar para o número de emergência 112 e alegadamente sem que tenha sido prestada assistência à vítima.

No mesmo dia, contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse que instruiu a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso para a abertura, de imediato, de um processo de averiguações de modo a poder aferir sobre o ocorrido, ao mesmo tempo que apresentou, junto da família do idoso os “mais sentidos pêsames”.

O caso aconteceu pelas 15h00 de sexta-feira e, de acordo com o comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Hugo Silva, o alerta chegou à corporação via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), tendo sido acionados uma ambulância de socorro e um motociclo de emergência que terão chegado ao local em “três, quatro minutos”.

O responsável contou à Lusa que o homem, de 89 anos, se encontrava dentro de uma viatura particular, à porta da extensão de saúde, em paragem cardiorrespiratória.

Hugo Silva disse que os bombeiros iniciaram de imediato manobras de suporte básico de vida com recurso a desfibrilhador automático externo e que, passados uns minutos, também chegou ao local a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Chaves, que, por sua vez, iniciou manobras de suporte avançado de vida.

“Tiveram uma hora e meia em manobras, mas depois o óbito foi declarado no local pela equipa da VMER”, referiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+