11 set, 2023 - 09:14 • Redação
Na véspera do arranque do novo ano letivo, o ministro da Educação volta a apelar aos sindicatos para que pensem nos alunos. Em causa, as greves anunciadas para a próxima semana.
Em declarações à CNN Portugal, João Costa alerta que os alunos têm muito a recuperar. Pede, por isso, bom senso aos professores.
"O que espero é que haja o bom senso de se reconhecer que o trabalho tem vindo a ser feito. Houve muitas medidas desenvolvidas este ano que foram até, nalguns casos, mais além do que as próprias organizações sindicais pediam", indica, exemplificando com a "redefinição do mapa" e a "redução das distâncias nos quadros de zona pedagógica".
Por isso, pede, é preciso pensar "nos alunos". "Temos realidades novas nas escolas, temos um aumento muito grande de alunos migrantes, temos aprendizagens ainda para recuperar e esse tem de ser o nosso foco", remata.
O ministro João Costa sublinha que nunca se afastou das negociações. Sobre a falta de professores, sublinha que o Sul continua a ser a região com maiores dificuldades na contratação.