Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Autarcas querem travessia do Sado no passe Navegante e convidam ministro a passar o rio

12 set, 2023 - 18:08 • Maria João Costa

Os autarcas pedem ao Governo a redução do custo da travessia do Rio Sado que liga Setúbal a Troia. Consideram muito elevado o preço praticado pela empresa privada que tem a concessão fluvial. Defendem em alternativa uma empresa pública na travessia e o uso do passe Navegante.

A+ / A-

Os autarcas de Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal defendem que a travessia do rio Sado seja abrangida pelo passe Navegante e vão convidar o ministro das Infraestruturas e dos Transportes, João Galamba, a visitar a região.

Em causa está a travessia fluvial do Rio Sado que liga Setúbal a Troia e que está concessionada a uma empresa privada, a Atlantic Ferries, que pertence ao Grupo Sonae Capital.

Os autarcas queixam-se dos elevados preços praticados e pedem ao Governo uma redução de custos para os utentes desta ligação fluvial.

À Renascença, o presidente da Câmara de Alcácer do Sal alerta para o facto de uma travessia no ferry poder custar a uma família tanto quanto uma viagem "lowcost" para uma cidade europeia.

Segundo os autarcas, uma viagem ida e volta só de um passageiro tem o custo de 8,80 euros. Já uma travessia com carro, no ferry com o condutor incluído, custa 39,20 euros. Se essa viagem de ida-e-volta incluir mais três pessoas, além do condutor, o preço pode ascender a 67,60 euros.

“Não é um problema só da cidade de Setúbal, nem é um problema de Alcácer ou o de Grândola” sublinha Vitor Proença. “É um problema do país, particularmente da Área Metropolitana de Lisboa e a administração central tem que olhar para isto”, aponta o autarca.

Para Vitor Proença, é “inadmissível e inaceitável” o valor praticado, até porque lembra o presidente da Câmara de Grândola, a ligação fluvial é usada por muita gente que tem de ir ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

“Estamos a falar de pessoas que têm que ir aos hospitais de Setúbal para consultas e tratamentos, e atravessar a margem neste acesso de Troia e também o sentido contrário.”

Questionado sobre como vão fazer ouvir as suas reivindicações, o autarca de Alcácer do Sal explica que vão pedir ao ministro João Galamba que vá visitar a região.

“Decidimos hoje que vamos convidar o senhor ministro das Infraestruturas a visitar a nossa região, a região Troia, no sentido de ver 'in loco' a situação que estamos a colocar que é um assunto que toca milhares de pessoas”, confirma Proença.

Os autarcas de Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal defendem que o transporte deveria ser assegurado por uma empresa pública na qual fosse possível viajar usando o passe Navegante.

À Renascença, o presidente da Câmara de Grândola explica que os preços praticados afetam a economia do seu concelho.

Figueira Mendes defende que a travessia deveria ser subsidiada pelo Governo. “Tem que haver alguma subsidiação que reduza os custos de quem utiliza aqueles transportes porque efetivamente, durante o Verão, os barcos têm muita clientela, mas chegado agora ao Inverno, de facto, já não há tanta gente a atravessar”.

O autarca de Grândola lembra que em setores económicos como a restauração pagam muito caro esta travessia. “Por exemplo, a compra de peixe é muita dela feita em Setúbal e, portanto, do ponto de vista económico, isto tem peso na estrutura económica aqui do concelho”, refere Figueira Mendes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+