Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Processo de trasladação de Eça de Queiroz tem "transparência e legitimidade"

21 set, 2023 - 20:52 • Maria João Costa

Afonso Reis Cabral, presidente da Fundação Eça de Queiroz, diz que a contestação vem "de uma minoria familiar".

A+ / A-

A Fundação Eça de Queiroz garante que tem agido com "transparência e legitimidade" no processo de trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional.

Esta quinta-feira, o Supremo Tribunal Administrativo suspendeu todos os atos do processo no âmbito de uma providência cautelar interposta por familiares do escritor.

À Renascença, o presidente da Fundação Eça de Queiroz esclarece que o Supremo Tribunal Administrativo está agora a analisar a providência, não havendo ainda uma decisão definitiva.

Afonso Reis Cabral, também escritor, diz que a contestação vem "de uma minoria familiar".

"Agimos com toda a boa intenção. Aguardamos uma decisão efetiva", refere.

A resolução que concede honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz, uma iniciativa da fundação que evoca o autor, impulsionada pelo grupo parlamentar do PS, foi aprovada, por unanimidade, em plenário, no dia 15 de janeiro de 2021.

A cerimónia de trasladação estava marcada para quarta-feira da próxima semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Barbedo
    22 set, 2023 Pias Cinfães 14:04
    Não entendo como o actual presidente da Fundação está a favor da trasladação ,quando a familia , anteriores direções da fundação e população tanto fizeram para trazer Eça de Queiroz para Santa Cruz . Se a trasladação fosse avante Eça de Queiroz daria saltos no caixão ao saber de tal decisão ,que não passam de interesses politicos obscuros....
  • João Lopes
    22 set, 2023 Porto 11:46
    Parece-me digna, justa e oportuna, a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional.
  • Petervlg
    22 set, 2023 Trofa 07:22
    O Sr. Afonso, antes de fazer qualquer coisa deveria ter falado com a família, mesmo que seja uma minoria da família, que esta contra, é família. Visto de fora, dá a sensação que a fundação ira receber alguma coisa...

Destaques V+