Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo diminui receita do IVA no preço dos combustíveis

25 set, 2023 - 07:15 • Redação

O Correio da Manhã cita fonte oficial, que confirma que a portaria nesse sentido deverá ser publicada ainda esta segunda-feira com efeitos imediatos.

A+ / A-

Está confirmado: o Governo avança com redução da carga fiscal nos combustíveis.

Em comunicado, o Ministério das Finanças revela que, face à evolução dos preços, vai devolver receita adicional do IVA, ao aplicar esse desconto através do imposto sobre os produtos petrolíferos.

Na prática, e de acordo com o gabinete de Fernando Medina, o desconto vai traduzir-se numa redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina.

A medida vai ser publciada esta segunda-feira, entrando em vigor já amanhã.

Esta manhã, o Correio da Manhã avançou que o Governo vai reativar, já esta semana, o mecanismo que permite descontar em imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) o aumento de receita de IVA decorrente da subida de preços.

A opção é usar como referência os preços de fevereiro de 2022 - mês em que a medida foi implementada pela primeira vez.

O corte no ISP resulta na redução de três cêntimos por litro no gasóleo e numa anulação da subida de um cêntimo por litro na gasolina.

Na sexta-feira, o PSD propôs a adoção de um mecanismo automático de atualização semanal.

[Notícia atualizada às 9h00]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    25 set, 2023 aldeia 18:04
    Preço dos combustíveis volta aNa prática, e de acordo com o gabinete de Fernando Medina, o desconto vai traduzir-se numa redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina. subir. Gasóleo dispara seis cêntimos na próxima semana.Com esta redução "TALVEZ" já não seja conveniente trocar por um elétrico..........

Destaques V+