Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Parlamento aprova apoio psicológico para vítimas de assédio no ensino superior

29 set, 2023 - 15:14

De acordo com o diploma, está prevista a criação de respostas de apoio psicológico para vítimas de assédio e violência sexual no ensino superior e alarga o âmbito de aplicação dos Códigos de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio a todos os membros da comunidade académica.

A+ / A-

O parlamento aprovou esta sexta-feira, em votação final global, a criação de respostas de apoio psicológico para vítimas de assédio no ensino superior.

O diploma, que resulta de um projeto de lei do Livre aprovado em junho, mereceu o apoio de todas as bancadas parlamentares, à exceção do Chega, que se absteve.

O texto final, apresentado pela comissão parlamentar de Educação e Ciência, prevê a criação de respostas de apoio psicológico para vítimas de assédio e violência sexual no ensino superior e alarga o âmbito de aplicação dos Códigos de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio a todos os membros da comunidade académica.

De acordo com o diploma, as respostas de apoio psicológico correspondem a "serviços de apoio psicológico e psicoterapêutico, com recurso a metodologias de intervenção individual ou em grupo e baseadas em abordagens especializadas, como abordagens psicoterapêuticas em trauma, de terapia afirmativa, ou cognitivo-comportamental".

A lei entrará em vigor na data de entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+