Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

5 de Outubro. Parlamento abre portas para visitas livres, música e lançamento de um livro

30 set, 2023 - 15:00 • Lusa

Edifício vai abrir portas às 14h30 na quinta-feira para visitas livres, que decorrerão até às 18h00.

A+ / A-

A Assembleia da República vai assinalar a revolução de 05 de Outubro de 1910, que implantou a República em Portugal, com visitas livres, atuações musicais e o lançamento de um livro. .

Pelas 14h30 de quinta-feira, dia 05 de outubro, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, vai abrir as portas do parlamento para visitas livres, que decorrerão até às 18h00.

O programa divulgado conta com a atuação do coro infantil da Universidade de Lisboa, e ainda o lançamento do livro "A melhor amiga da menina República", da autora Isabel Zambujal e do ilustrador Bernardo Carvalho.

Pelas 17h00, a banda da Armada irá atuar no jardim interior do Palácio de São Bento.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de ver a exposição evocativa do centenário do nascimento da poetisa Natália Correia, que se encontra junto à Biblioteca Passos Manuel e a exposição fotográfica da Coleção Joshua Benoliel, no claustro.

A revolução republicana em Portugal aconteceu há quase 113 anos, em 05 de outubro de 1910, e pôs fim a séculos de monarquia. A Constituição de 1911 estabeleceu, na altura, os fundamentos deste novo regime político.

O período da I República, marcado por uma forte instabilidade política, terminou com o golpe militar de 28 de Maio de 1926, que dissolve o parlamento e instaura uma ditadura militar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+