Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fernando Lima, ex-administrador do BPP foi detido

30 set, 2023 - 14:35 • Lusa

Fonte da PSP de Lisboa confirmou a detenção do ex-banqueiro na sexta-feira, que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Setúbal para cumprir pena de seis anos de prisão por crimes de abuso de confiança fiscal, branqueamento e fraude fiscal.

A+ / A-

O ex-administrador do Banco Privado Português (BPP), Fernando Lima, foi detido na sexta-feira, no Barreiro, e conduzido ao Estabelecimento Prisional de Setúbal para cumprimento de pena, disse à Lusa fonte policial.

Em declarações à Lusa, fonte da Direção Nacional da PSP de Lisboa confirmou a detenção do ex-banqueiro, "ocorrida na sexta-feira, pelas 20:50, no Barreiro, a pedido do Tribunal Central de Investigação de Lisboa".

De acordo com a mesma fonte, a detenção, por agentes da PSP de Setúbal, ocorreu na via pública.

Fernando Lima foi condenado a seis anos de prisão por crimes de abuso de confiança fiscal, branqueamento e fraude fiscal. Em causa está o desvio de 2,1 milhões de euros do Banco Privado Português.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da sua pequena dimensão, teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+