Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Saúde

Ordem dos Médicos anuncia quatro medidas discutidas com o Ministério da Saúde

04 out, 2023 - 12:27 • Diogo Camilo

Opção por um horário base de 35 horas, abertura de processo para uma nova carreira médica foram algumas das medidas que estiveram em cima da mesa na reunião entre Carlos Cortes e Manuel Pizarro.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos anunciou esta quarta-feira quatro medidas que foram discutidas em reunião com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e que serão discutidas com os sindicatos em reunião de emergência do Fórum Médico, na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro.

Após duas horas de reunião, o bastonário falou em abertura do Ministério da Saúde para matérias sindicais a que a tutela abriu portas, incluindo a opção por um horário base de 35 horas, igual à de outros profissionais de saúde, em vez das 40 horas atuais.

Outra das medidas discutidas foi a abertura de processo para uma nova carreira médica, “uma reivindicação que os médicos pedem há vários anos”, segundo disse Carlos Cortes.

O bastonário anunciou que será marcada uma reunião de emergência do Fórum Médico para serem apresentadas aos sindicatos as medidas discutidas com o Ministério, a realizar-se dia 12 de outubro, em Coimbra.

Carlos Cortes indicou que o objetivo da reunião no Ministério da Saúde, em Lisboa, foi de “ajudar a encontrar uma solução para o grave momento que o SNS atravessa” e que as soluções estão agora “nas mãos do Ministério da Saúde”.

Outras das medidas, a mais importante segundo o bastonário, é um "plano de captação e manutenção de médicos" no Serviço Nacional de Saúde, referindo que "tem sido feito pouco" sobre o tema e que este é uma "prioridade". Uma tema também falado com a tutela foi a melhoria do "pacote formativo" de médicos, com o Ministério a abrir espaço a uma "melhor formação, com mais espaço para tal".

[notícia atualizada às 14h13]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+