Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IPMA

Aviso amarelo prolongado em seis distritos, Madeira sob aviso laranja por causa do calor

07 out, 2023 - 08:33 • Lusa

IPMA alerta para a “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior”.

A+ / A-

O aviso laranja por causa do calor na Madeira e Porto Santo foi prolongado até às 23h00 de domingo, assim como o aviso amarelo ativo em seis distritos do continente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Madeira e no Porto Santo, a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima fez estender até às 23:00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, que desce depois para amarelo até às 18:00 de segunda-feira.

Já nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, o IPMA estendeu até às 09h00 de hoje o aviso amarelo, o menos grave, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Em seis dos nove distritos de Portugal continental onde está ativo o aviso amarelo devido ao calor – Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra - o IPMA estendeu-o até às 23h00 de domingo, alertando para a “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior” dos distritos.

Já nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, o aviso amarelo termina às 23h00 de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo e uma pequena subida da temperatura mínima no Norte e Centro.

As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 13ºC (Bragança) e os 22ºC (Portalegre) e as máximas entre os 26ºC (Sagres) e os 37ºC (Santarém).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+