Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IGAI abre inquérito à atuação da PSP que fez um morto no Porto

11 out, 2023 - 12:54 • Lusa

Duas mulheres que seguiam no carro suspeito foram detidas.

A+ / A-

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu esta quarta-feira um inquérito para apurar em que circunstâncias atuaram os elementos da PSP. Na terça-feira dispararam contra um grupo suspeito de roubos no Porto, causando um morto e um ferido.

"O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito, que correrá termos na IGAI, para apurar as circunstâncias em que atuaram elementos da PSP, em Campanhã, Porto, em 10 de outubro de 2023, e do que resultou um morto e um ferido por arma de fogo", refere um comunicado daquele organismo que fiscaliza a atividade das polícias.

Na terça-feira à noite, a Polícia de Segurança Pública já tinha avançado que determinou a abertura de um inquérito à intervenção policial no Porto que resultou em disparos de polícias contra um grupo suspeito de roubos, causando um morto e um ferido.

Em comunicado, a direção nacional da PSP explicou que, pelas 19h00 de terça-feira, polícias do Comando Metropolitano do Porto localizaram, na zona da Campanhã, uma viatura anteriormente roubada pelo método de "carjaking" e que terá sido utilizada em vários roubos a postos de abastecimento de combustível.

"Aquando da tentativa de abordagem da viatura suspeita e dos seus ocupantes, ocorreu um abalroamento contra as viaturas policiais e os polícias", referiu a força policial.

A PSP acrescentou que, em "circunstâncias ainda não esclarecidas, polícias envolvidos na abordagem efetuaram vários disparos contra a viatura, atingindo dois dos ocupantes".

Um dos ocupantes morreu e um outro, também homem, ficou ferido, depois de ter sido atingido num braço, tendo sido transportado para uma unidade hospitalar, indica a PSP, dando conta de que do incidente não resultaram polícias feridos.

Na viatura onde seguia o grupo suspeito encontravam-se ainda duas mulheres, que foram detidas, adiantou o Comando Metropolitano do Porto.

Na nota de imprensa, aquela força de segurança salienta ainda que a ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+