Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chuva e vento colocam todos os distritos do continente sob aviso laranja

19 out, 2023 - 07:16 • Olímpia Mairos , com Lusa

Com a passagem da depressão Aline, o IPMA prevê vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira sob aviso laranja todos os distritos do continente.

Com a passagem da depressão Aline, o IPMA prevê vento de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões.

Segundo o IPMA, localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores aos 110 km/h, bem como fenómenos extremos de vento.

As previsões indicam para a queda de chuva que deve aumentar frequência e intensidade a partir da manhã.

A agitação marítima irá aumentar, esperando-se para a costa ocidental, ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 7 metros de altura, podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo ao longo do dia de sexta-feira.

Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 4,5 metros durante a tarde.

Nas últimas horas a região Norte foi a mais fustigada pelo mau tempo com mais de 660 ocorrências, com incidência na área metropolitana do Porto, a maioria quedas de árvores e inundações de estruturas ou superfícies.

No Bairro das Fontaínhas, na cidade do Porto, uma família de cinco membros ficou desalojada e passou a noite no Seminário de Vilar.

O trânsito no túnel da avenida AEP que liga Porto a Matosinhos chegou a ser cortado após inundação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+