Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo

Depressão Aline chega a Portugal de madrugada com muito vento e chuva

18 out, 2023 - 19:25 • João Pedro Quesado , Anabela Góis

O estado do tempo ainda vai piorar, e as rajadas de vento podem atingir os 110 km/h. Mau tempo já se sente no Norte e Centro. A Proteção Civil avisa que se deve evitar deslocações desnecessárias.

A+ / A-

Já se sente mais vento e chuva, mas o pior ainda está para vir. A depressão Aline vai chegar a Portugal na madrugada desta quinta-feira, e traz ventos mais fortes e ainda mais chuva. A Proteção Civil pede que sejam evitadas deslocações desnecessárias.

O meteorologista Jorge Ponte explicou à Renascença que, apesar de já se sentir uma pioria do estado do tempo, a depressão Aline apenas chega ao território português durante a madrugada.

"A partir do final desta tarde e durante a noite, o Norte e Centro vão ser mais afetados com a superfície frontal fria, que traz precipitação forte e algum vento" antes da chegada da depressão Aline, contou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta depressão deve aproximar-se "do território do continente a partir da madrugada, início da manhã" de quinta-feira, declarou Jorge Ponte. "O vento vai intensificar a partir desse período, em especial nas regiões Centro e Sul, onde as rajadas podem atingir 110 km/h, não se descartando a possibilidade de ocorrerem alguns fenómenos de vento mais extremo", afirmou.

Foi por esta razão que a Proteção Civil enviou mensagens a alertar para "chuva e vento forte" durante "as próximas 36 horas". O meteorologista indicou ainda que a precipitação mais intensa deve chegar ao Algarve durante a tarde. A trovoada, que já pode afetar o Norte e Centro do país esta quarta-feira, deve chegar a todo o território com a depressão Aline.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pediu que a população evite deslocações desnecessárias devido ao mau tempo. O estado de prontidão no continente sobe para laranja a partir da meia-noite desta quinta-feira.

Todo o território de Portugal Continental tem aviso laranja por precipitação esta quinta-feira. Alguns distritos - Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra - estão em alerta laranja desde o fim da tarde desta quarta.

Também a Autoridade Marítima, em conjunto com a Marinha, alertam para o agravamento do estado do mar. As ondas podem chegar aos 11 metros, pelo que passeios junto ao mar devem ser evitados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+