Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Forte agitação marítima coloca seis distritos sob aviso vermelho

20 out, 2023 - 07:10 • Olímpia Mairos

O aviso vai vigorar até às 12 horas passando depois a laranja até às 21h00.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima.

As previsões apontam para ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

O aviso vai vigorar até às 12 horas passando depois a laranja até às 21h00.

Já os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal encontram-se sob aviso laranja.

Por causa da agitação marítima, 13 barras marítimas estão fechadas esta sexta-feira a toda a navegação e cinco estão condicionadas.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Marinha Portuguesa, encontram-se encerradas as barras de Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira, S. Martinho do Porto, Alvor, Vila Real de Santo António, Quarteira e Tavira.

As barras de Aveiro, Leixões, Viana do Castelo, Faro e Olhão estão condicionadas.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê agitação marítima forte na costa ocidental até 7 metros, aguaceiros, em especial no litoral Norte e Centro, que poderão ser fortes até ao início da manhã.

De acordo com o IPMA, o vento soprará forte no litoral e nas terras altas até final da manhã, apontando também para descida de temperatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+