21 out, 2023 - 08:42 • Alexandre Abrantes Neves , João Pedro Quesado
A Proteção Civil alerta para o regresso da chuva, acompanhada de vento forte e agitação marítima durante o fim de semana. O Algarve e o Baixo Alentejo serão as primeiras regiões a sentir o agravamento do estado do tempo previsto para domingo.
De acordo com Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mau tempo chega domingo pelo Sul do país, "onde poderá ocorrer precipitação forte localmente muito intensa, acompanhada de trovoadas e rajadas Fortes da ordem de 70/80 km/h".
A meteorologista explica ainda que as rajadas podem chegar aos 95 km/h nas terras altas, "nomeadamente na Serra de Monchique". "Essas condições de severidade vão se estender a todas as regiões do Sul e do centro ao longo do dia de domingo", acrescentou Maria João Frada.
O IPMA lançou, esta sexta-feira, alertas laranja e amarelo para o fim de semana devido à chegada da depressão Bernard. A Madeira estará em alerta laranja de rajada, precipitação e agitação marítima a partir das 12 horas de sábado, enquanto no continente o aviso amarelo de precipitação nas regiões centro e sul e de rajada e agitação marítima no Algarve estarão ativos no domingo.
A deslocação da depressão Bernard traduz-se num "aumento significativo da intensidade do vento", com "rajadas de 100 quilómetros por hora" que podem atingir "120 quilómetros por hora nas regiões montanhosas". Também será notório o aumento da agitação marítima, com ondas que podem chegar a 6,5 metros nas costas norte e na ilha de Porto Santo.
Segundo o IPMA, esta sexta-feira ainda existia "alguma incerteza no posicionamento da depressão Bernard, o que se traduz na maior ou menor severidade da situação". O Instituto aconselha "o acompanhamento das previsões meteorológicas" e prevenção de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo.