Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Plano de Drenagem. Câmara de Lisboa pagou quase 16 mil euros por música infantil

21 out, 2023 - 17:05 • João Pedro Quesado

A autarquia liderada por Carlos Moedas contratou ao grupo "As Canções da Maria" um vídeo para promover a obra junto do público infantil.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa gastou quase 16 mil euros numa música infantil sobre o Plano Geral de Drenagem de Lisboa. A música e videoclip foram produzidos pelo grupo "As Canções da Maria", e lançados a 10 de outubro.

O contrato de aquisição de serviços, avançado pelo SAPO24 e confirmada pela Renascença no Portal Base, teve um custo de 13 mil euros mais IVA. Ao todo, o custo é de 15,990 euros, dividido entre os anos de 2022 e 2023.

O contrato, celebrado por ajuste direto, foi celebrado no final de novembro de 2022 e tinha um prazo de execução de 335 dias. O cumprimento integral do contrato foi registado a 7 de setembro.

No videoclip "ACDM H20 Lisboa", o grupo "As Canções da Maria" - composto por Maria, Mathilde, Manon e Mathias - promovem a obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, a que chamam de "obra espetacular".

Na música pode-se ouvir que, "quando chove, se a chuva é demais, há inundações que são de fugir", antes de ser introduzida a necessidade de "drenar a água para o rio".

De seguida, é referida a construção dos dois túneis de drenagem - Monsanto-Santa Apolónia, cuja perfuração começa em novembro, e Chelas-Beato - através da tuneladora H20 Lisboa. Uma construção que, diz a música, "vai ficar na História".

A Renascença contactou o gabinete do presidente da Câmara, Carlos Moedas, para saber se estavam disponíveis para prestar esclarecimentos sobre este projeto. No entanto, a autarquia disse não terem "nada a acrescentar sobre o assunto".

A obra foi planeada ainda durante o mandato de Fernando Medina. A capital foi afetada, em dezembro de 2022, por fortes chuvas. Uma mulher morreu em Algés, e muitas outras ficaram desalojadas devido às cheias, que também causaram estragos materiais em muitas lojas e casas - por duas vezes.

[notícia atualizada às 18h45]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+