Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IPMA colocou seis distritos do país com aviso amarelo

23 out, 2023 - 04:25 • Lusa

Prevê-se para o Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 06h00 desta segunda-feira, "aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento".

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do país com aviso amarelo esta madrugada, alertando para precipitação por vezes forte.

De acordo com o IPMA, prevê-se para o Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 06h00 desta segunda-feira, "aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento".

Em Lisboa, o aviso está em vigor até às 03h00.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O distrito de Faro esteve no domingo em aviso vermelho devido ao risco de "precipitação forte e persistente", devido à passagem da depressão Bernard.

Ventos fortes cruzados condicionaram as operações de aterragem e descolagem no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, tendo levado ao cancelamento de pelo menos sete voos, disse fonte da Navegação Aérea de Portugal (Nav) à Lusa.

A chuva intensa e os ventos fortes provocaram pequenas inundações, queda de árvores e de algumas estruturas um pouco por toda a região, afetando principalmente a zona do sotavento algarvio, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+