Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trabalhadores da limpeza e recolha do lixo de Oeiras em greve no sábado

27 out, 2023 - 16:21 • Lusa

Ao promover esta alteração de horários, a Câmara Municipal de Oeiras “apenas pretende fugir ao pagamento de trabalho extraordinário”.

A+ / A-

Os trabalhadores da limpeza urbana e da recolha de resíduos sólidos do município de Oeiras realizam no sábado uma greve de 24 horas, para contestar a decisão da autarquia de alterar os dias de trabalho, foi divulgado esta sexta-feira.

A paralisação irá decorrer entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, abrangendo os funcionários afetos ao serviço de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), da Divisão de Gestão de Resíduos Urbanos (DGRU) e da Divisão de Limpeza Urbana (DLU), segundo explicou à agência Lusa Hélder Sá, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Oeiras.

“Tem a ver com uma alteração de horários que foi promovida pelo município de Oeiras. O município decidiu dividir os trabalhadores em dois grupos, trabalhando um de segunda a sexta-feira e outro de terça-feira a sábado e ao fim de quatro semanas trocam. Os trabalhadores sempre trabalharam de segunda a sexta-feira e ao sábado quando era necessário e havia um excesso de resíduos”, sublinhou o sindicalista.

Segundo Hélder Sá, ao promover esta alteração de horários, a Câmara Municipal de Oeiras (distrito de Lisboa) “apenas pretende fugir ao pagamento de trabalho extraordinário”.

“Não entendemos esta alteração. Isto não é nenhum hospital, nenhum centro de saúde. Não aceitamos esta alteração e iremos paralisar todos os sábados até que a Câmara de Oeiras reverta esta decisão”, sublinhou.

Contudo, para os próximos sábados está apenas prevista a paralisação dos trabalhadores dos mercados municipais e da recolha de lixo, “uma vez que a autarquia já chegou a acordo com os restantes” funcionários.

Contactada pela Lusa, a Câmara Municipal de Oeiras remeteu um eventual esclarecimento para mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Manuel António
    01 nov, 2023 Paço de Arcos 11:20
    Meus Senhores, Desde de sábado passado que a recolha de lixo não tem sido efetuado na Rua António Xavier Pereira Coutinho em Porto Salvo. Haverá alguma justificação para que tal não aconteça? Será que está haver uma greve? Por favor, agradeço uma resposta. José Vilar

Destaques V+