Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hospital de Almada anuncia fecho noturno da urgência pediátrica

30 out, 2023 - 19:38 • Ricardo Vieira

A administração do Garcia de Orta explica a decisão com a indisponibilidade dos médicos para fazerem mais horas extraordinárias.

A+ / A-

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai encerrar no período noturno, entre as 20h00 e as 8h30, a partir de quarta-feira, 1 de novembro, e por tempo indeterminado.

“Mantém-se o atendimento diurno todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, prestando os melhores serviços, com qualidade e segurança”, refere a administração do HGO, em comunicado enviado à Renascença.

A unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos continuará a funcionar ininterruptamente, adianta a mesma nota.

A administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, explica que o encerramento noturno da urgência pediátrica "resulta da incapacidade de assegurar as correspondentes escalas médicas, após entrega de declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário para além do limite legalmente previsto, com efeito a partir de 1 de novembro de 2023".

O Hospital de Almada "permanece a trabalhar ativamente com o corpo clínico para encontrar soluções adequadas e reunir as melhores condições para a reabertura da Urgência Pediátrica durante o período da noite, tão breve quanto possível".

A unidade de cuidados de saúde destaca a importância de os doentes contactarem previamente a Linha SNS24 (808 24 24 24) e, em situações de emergência, o 112, antes do recurso a outras unidades de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os sindicatos dos médicos e o ministro da Saúde voltam a reunir-se na terça-feira, depois de suspensa mais uma ronda negocial para repor o normal funcionamento do Serviço Nacional de Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+