Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Tempestade Ciáran coloca parte do país sob aviso laranja

01 nov, 2023 - 21:45 • Redação com Lusa

O Instituto do mar e da Atmosfera prevê chuva intensa e persistente.

A+ / A-

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto estão, desde as 21h00 desta quarta-feira, sob aviso laranja da meteorologia. O Instituto do mar e da Atmosfera prevê chuva intensa e persistente.

A "culpa" é da tempestade Ciáran, que também vai provocar vento forte, como explica a meteorologista Paula Leitão, à Renascença.

"Prevê-se que a chuva seja mais intensa no início da noite na região do Litoral Norte. Depois, gradualmente, durante a madrugada, deverá passar na região centro", explica. "O vento vai persistir em toda a região norte e centro até ao final da tarde de quinta-feira", adianta.

O estado do tempo deve agravar-se durante a noite desta quarta-feira devido à passagem da tempestade Ciáran. No Porto, a Avenida Carlos I, na Barra do Douro, está encerrada.

Em causa, para o Porto, está o "aviso laranja para agitação marítima, com ondas de noroeste, com cinco a sete metros, podendo atingir a altura máxima de 12/13 metros, entre as 3 e as 9 horas de amanhã, quinta-feira (dia 2)".

O aviso passará a vermelho "com ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros, entre as 09 horas de amanhã, quinta-feira, e as 9 horas de sexta-feira, altura em que passará novamente para o nível laranja, válido até às 15 horas".

"É expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar", face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aponta a autarquia.

Quanto à precipitação, "encontra-se emitido aviso amarelo, com períodos de chuva, por vezes forte, entre as 18 horas de hoje, dia 1, e as 3 horas de amanhã", quinta-feira.

Relativamente ao vento, são esperadas rajadas até 80 km/h, em especial no litoral, entre as 21 horas de hoje, dia 1, e as 15 horas de amanhã, dia 2.

Esta tempestade, no entanto, não afeta só Portugal.França e Reino Unido podem mesmo sofrer, nas próximas horas, com os ventos mais fortes das últimas décadas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+