Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grupo de deputados do PSD entrega ao TC pedido de fiscalização sucessiva ao diploma da eutanásia

02 nov, 2023 - 01:57 • Lusa

Quando a lei foi aprovada no parlamento, Joaquim Miranda Sarmento manifestou-se disponível para subscrever um pedido que fosse elaborado por deputados do PSD, adiantando que tal não seria feito pela direção da bancada.

A+ / A-

Um grupo de deputados do PSD entrega no Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização sucessiva da lei que despenaliza a eutanásia, num requerimento subscrito por 56 deputados, mais de 70% da bancada.

O pedido será entregue no Palácio Ratton pelas 10h00 e entre os subscritores (muito mais do que o mínimo necessário, 23 deputados) inclui-se o líder parlamentar do PSD, disse à Lusa fonte da bancada.

Em maio, quando a lei foi aprovada no parlamento, Joaquim Miranda Sarmento manifestou-se disponível para subscrever um pedido que fosse elaborado por deputados do PSD, adiantando que tal não seria feito pela direção da bancada, uma vez que existiu sempre liberdade de voto no grupo parlamentar sobre a despenalização da morte medicamente assistida (MMA).

O pedido de fiscalização sucessiva não impede a lei de vigorar, ao contrário da fiscalização sucessiva, que suspende a entrada em vigor até à decisão do tribunal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Costa
    02 nov, 2023 Portugal 19:28
    A lei foi muito sofridamente aprovada em 25 de Maio de 2023. Deveria ter sido regulamentada no prazo de 90 dias úteis (até ao final de Setembro!) e NADA! É mais uma demonstração da completa incompetência deste desgoverno do Costa. Parece que andam a gozar com os portugueses! Há gente que espera e desespera que esta lei entre plenamente em vigor, dr. Costa. Ou será que as férias ainda não terminaram?

Destaques V+