07 nov, 2023 - 09:05 • Daniela Espírito Santo , Cristina Nascimento
O Ministério Público está a realizar, esta terça-feira, buscas relacionadas com um processo que envolve o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o empresário Diogo Lacerda Machado. A informação está a ser avançada pela SIC.
Já segundo o jornal "Público", a PSP está a realizar buscas em diversos ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento e há pelo menos cinco detidos.
Ainda de acordo com o jornal, entre os detidos estão o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, bem como Lacerda Machado, empresário e consultor de António Costa, e o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas.
A operação deve-se a uma investigação sobre os negócios do lítio e hidrogénio.
As buscas já foram confirmadas, no entretanto, pelo Ministério do Ambiente e também pelo gabinete de António Costa. "Confirmamos que há buscas no gabinete do chefe de gabinete [Vítor Escária]. Não comentamos a ação da justiça", disse à agência Lusa fonte da assessoria do primeiro-ministro.
António Costa, que estaria a caminho do Porto para participar no Tomorrow Summit, foi esta manhã ao Palácio de Belém para falar com Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo a agência Lusa, o encontro realizou-se a pedido de António Costa. Fonte de Belém revela à Renascença que Costa que terá chegado a Belém pelas 9h30 e terá durado pouco mais de meia hora.
O primeiro-ministro acabou por cancelar a sua participaçao no evento, apurou a Renascença no local. Segundo fonte do gabinete de António Costa, esta é, para já, a única alteração de agenda, até ao momento.
Questionado pela Renascença, o gabinete do ministro Duarte Cordeiro confirma que foi cancelada a agenda do governante prevista para esta terça-feira
Contactada pela Renascença, a Polícia Judiciária assegura que não está envolvida na operação. A Renascença sabe que é o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que está a conduzir esta investigação, em curso desde 2019. Já fonte da PSP referiu à agência Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação de buscas.
Até ao momento não se sabe ao certo que eventuais crimes podem estar em causa, mas o DCIAP é o organismo do Ministerio Público que investiga criminalidade económico-financeira altamente organizada ou de especial complexidade que ocorram em diferente comarcas do país.
O PSD marcou uma reunião urgente da comissão permamente do PSD. A nota enviada à Renascença explica que perante a "gravidade da situação que envolve a base central do Governo, Luis Montenegro decidiu marcar esta reunião".
A mesma nota adianta que o líder do PSD prestará declarações aos jornalistas depois da realização da reunião.
[Notícia atualizada às 12h06 de 7 de novembro de 2023]