23 nov, 2023 - 20:20 • Fátima Casanova
Os portugueses querem travar os gastos na Black Friday, diz um estudo feito pela DECO/Proteste.
Ainda assim, 79% quer fazer compras nesta sexta-feira. Como deve gastar o seu dinheiro neste dia propício a descontos e boas oportunidades de negócio?
O Explicador Renascença ajuda.
Desde logo não comprar por impulso. O melhor é ter uma lista daquilo que realmente precisa para não se deixar levar pelas campanhas promocionais. Com a lista na mão, começa o trabalho de comparar preços entre as diferentes lojas.
Pode ser demorado, aborrecido, mas no final pode compensar. Muito importante nessa pesquisa é perceber se a promoção anunciada corresponde, de facto, a uma redução de preço.
A legislação das promoções determina que para a loja apurar o preço em promoção deve ter em conta o valor mais baixo praticado nos 30 dias anteriores.
É sobre esse valor que se aplica o desconto, mas nem sempre o preço riscado é de facto o mais baixo dos ultimos 30 dias. Há lojas que aumentam o preço uns dias antes para depois anunciarem grandes reduções sobre esse preço.
Há uma boa ferramenta que permite saber isso. Chama-se “Comparar preços", é da DECO/Proteste e permite perceber a evolução dos preços dos produtos nas lojas online.
Devolve o resultado com cores: verde para um bom negocio e o vermelho quando o preço do produto já esteve mais baixo.
A partir desta ferramenta, a associação para a defesa do consumidor, nestes últimos,esteve a avaliar se as lojas estavam a cumprir a lei da redução de preço.
A DECO/Proteste concluiu que nem tudo o que é anunciado corresponde a boas oportunidades, porque algumas lojas comparam os seus preços com os valores de venda recomendados pelos fabricantes ou fornecedores - o chamado PV PR - dando a entender que estão a dar descontos maiores.
O que deveriam fazer era reduzir o preço face ao valor que a loja estava a praticar.
Sim, pode optar por comprar em lojas que se propõem igualar os preços mais baixos do mercado.
Depois de escolher o artigo, o consumidor pode fazer uma pesquisa rápida no seu telefone e se encontrar um preço mais em conta, só preciso de confrontar o vendedor.
Sim, a loja deve adotar a mesma política de trocas e de devoluções que tem durante o ano. Caso opte por alterar, essa informação tem de estar bem visível, assim como, no que toca aos meios de pagamentos. Normalmente são os mesmos, mas se houver alguma limitação, o consumidor tem de ser informado.
Outra questão importante: se o consumidor adquirir um produto com defeito, tendo sido informado previamente, o consumidor não pode exercer o seu direito de garantia caso depois venha a descobrir que afinal o defeito é maior do que pensava.