Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Centenas manifestam-se em Lisboa contra a violência sobre as mulheres

25 nov, 2023 - 18:23 • Lusa

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres, centenas de pessoas arrancaram em direção ao Martim Moniz, e depois ao Rossio.

A+ / A-

Centenas de pessoas desfilaram este sábado em Lisboa em protesto pela violência contra as mulheres, entoando as palavras de ordem que já se tornaram recorrentes nas manifestações sobre uma realidade persistente e números que se mantêm elevados.

Passava pouco das 15h30 quando as centenas de pessoas concentradas no Largo do Intendente, em Lisboa, arrancaram a marcha em direção ao Martim Moniz, e depois ao Rossio, com faixas e cartazes com frases já ouvidas em manifestações anteriores: "Mexeu com uma, mexeu com todas", "Justiça machista não é justiça", "Não estamos todas, faltam as mortas" e "A nossa luta é todo o dia, somos mulheres, não mercadoria".

A manifestação seguiu ao ritmo de um grupo feminino de batuque, colorida com cartazes, faixas e bandeiras, e com uma participação de várias gerações, contando com a presença da líder do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, e do PAN, Inês Sousa Real.

Femicídio, violência doméstica, violência obstétrica foram temas visíveis do desfile onde também não foi esquecido um apelo à paz no Médio Oriente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+