Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Função Pública. Acelerador de progressões vai abranger 60 mil funcionários

06 dez, 2023 - 12:30 • João Cunha , Olímpia Mairos

Dez mil técnicos superiores vão ter aumento salarial em janeiro, mas restantes também recebem nos próximos anos, garante Fesap.

A+ / A-

Cerca de 10 mil técnicos superiores da Função Pública vão ter aumento salarial em janeiro. Vão ser os primeiros de um total de 60 mil abrangidos pelo acelerador de progressões.

À Renascença, José Abraão, secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), diz que não há nenhum retrocesso, como adiantava esta quarta-feira alguma imprensa, que referia que só 10 mil seriam aumentados em janeiro.

São 10 mil agora e os restantes nos próximos anos, diz José Abraão.

“Não há caminho ou retrocesso, o que há, isso sim, são os números que o Governo nos entregou no momento em que fizemos a negociação e acabam por ser mais de 60.000 que vão progredir na carreira técnica superior, divididos pelo ano de 2024, 2025 e 2026”, assegura.

De acordo com o secretário-geral da Fesap, “no que respeita a 2024 vão mudar aqueles que foram penalizados com os congelamentos, porque o grande ‘boom’ de trabalhadores que vão mudar de posição na carreira acabam de terminar um ciclo avaliativo”.

Em causa está uma medida dirigida aos funcionários públicos com 18 ou mais anos de exercício de funções na carreira, que tenham sido abrangidos pelos períodos de congelamento que ocorreram entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2017, permitindo-lhes que progridam com seis pontos na avaliação de desempenho, em vez dos 10 pontos atualmente exigidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Manuel Louraço
    12 dez, 2023 Almeirim 12:53
    Pelo que a comunicação social está a avança nos últimos 3 dias, nas palavras do secretário-geral da Fesap, a aplicação será para 9700 trabalhadores.... Alguma coisa vai mal, ou necessita de ser esclarecida e clarificada!
  • Rui Manuel Louraço
    12 dez, 2023 Almeirim 12:53
    Pelo que a comunicação social está a avança nos últimos 3 dias, nas palavras do secretário-geral da Fesap, a aplicação será para 9700 trabalhadores.... Alguma coisa vai mal, ou necessita de ser esclarecida e clarificada!
  • Anastácio José Marti
    06 dez, 2023 Lisboa 15:16
    Será assim que se respeita e faz respeitar o PRINCÍPIO DA IGUALDADE? O que dirão os trabalhadores DEFICIENTES do Estado que já não lhes basta serem geridos discriminadamente, impedidos de evoluirem profissionalmente e de ingressarem na carreira de Técnico Superior, dos que reúnem condições jurídicas para isso, pois têm uma mesma licenciatura que os atuais Técnicos Superiores, mas vergonhosamente, por fazerem parte da camada populacional mais vulnerável da sociedade como os DEFICIENTES sempre o foram, são assim impedidos de se realizarem profissionalmente e vítimas de um real homicídio profissional pelo Estado português que tendo subscrito a Declaração Universal dos Direitos Humanos nos prova mais uma vez, nunca a ter respeitado.

Destaques V+