Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​"Isto está um caos". Nova rede de transportes UNIR do Porto gera queixas dos utentes

06 dez, 2023 - 18:29 • Redação

Falta de informação sobre horários e trajetos é a principal queixa dos utilizadores. Eduardo Vítor Rodrigues lamenta e pede compreensão “neste processo duro e de dificuldades”.

A+ / A-

O novo sistema de transportes do Porto, a UNIR, entrou em funcionamento a 1 de dezembro, mas tem gerado constrangimentos na mobilidade diária dos utilizadores. E nem as máquinas de validação de bilhetes funcionam bem.

Com tempos de espera indefinidos, a UNIR está a provocar descontentamento entre habitantes que utilizam transportes públicos.

"Isto está um caos e as pessoas andam todas baralhadas”, conta à Renascença Maria José Couto, de 56 anos, utilizadora habitual destes transportes.

A causar confusão entre os utentes está, por exemplo, o facto de o destino da viagem ao passageiro ser indicado através apenas de papéis afixados nos vidros dos autocarros em vez de nos letreiros.

Ao dividir a Área Metropolitana do Porto em cinco zonas a partir de um novo sistema, os clientes denunciam ainda não perceber a nova numeração das linhas e das rotas em circulação.

Perante os comentários sobre esta mudança, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, reconhece os problemas relatados pela população e pede compreensão “neste processo duro e de dificuldades”, numa publicação na rede social Instagram.

Por agora, os passageiros dos autocarros UNIR viajam “à borla”, já que as máquinas de validação de bilhetes não estão a funcionar.

A UNIR garante interligar 17 municípios com “maior cobertura, com mais horários, novas linhas, otimização de trajetos para abranger locais que antes não tinham transporte público”, segundo a informação disponibilizada no site oficial.

Há promessas de novos equipamentos, horários com maior frequência e a devida afixação nas paragens, tal como está prevista, em breve, a possibilidade de consultar a localização dos autocarros em tempo real na internet.

Esta nova rede metropolitana funciona num regime exclusivo a par do sistema andante e abrange toda a Área Metropolitana do Porto, “com exceção do Porto (tirando no início e fim de linhas), onde os STCP detêm a exclusividade da operação dentro do município”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luciano Inocêncio
    11 dez, 2023 Vila Nova de Gaia 21:28
    O sistema tem limitações de horários, falta de clareza de itinerários, alem do incumprimento dos horários planeados. Creio, ou quero crer que, são dificuldades normais da implantação de um sistema de transporte, que será melhor do que antes, mas creio também, que foi muito mal planeado e consequentemente a implantação reflete o "show" de constrangimentos que temos vivenciados nestes primeiros dias.
  • Catarina
    08 dez, 2023 Porto 19:28
    Viajo todos os dias do porto até santa maria da feira Pertenço ao lote 5 Com a chegada deste novo horário, não tenho autocarro a sair do porto cedo que chegue a st.maria da feira para entrar às 08.00 Ao final da tarde não tenho autocarro a partir das 19.00 em sta.maria da feira existe um as 20.49 na zona comercial É ridículo Tenho de esperar 1hora e 49 minutos por um autocarro
  • Catarina
    08 dez, 2023 Porto 19:28
    Viajo todos os dias do porto até santa maria da feira Pertenço ao lote 5 Com a chegada deste novo horário, não tenho autocarro a sair do porto cedo que chegue a st.maria da feira para entrar às 08.00 Ao final da tarde não tenho autocarro a partir das 19.00 em sta.maria da feira existe um as 20.49 na zona comercial É ridículo Tenho de esperar 1hora e 49 minutos por um autocarro
  • Anabela Silva
    08 dez, 2023 Vila Nova de Gaia 16:23
    Tenho passe e ando a pé
  • Manuel Nves
    07 dez, 2023 Rio Mau penafiel 17:12
    Demita-se sr. Presidente e rapido va. Va
  • Emanuel coelho
    07 dez, 2023 Campo valongo 10:31
    E uma pouca vergonha antes de tomarem já devia de estar tudo serto as pessoas não temos transporte para os miúdos irem para a escola tiraram os autocarros palhaços quem paga anda a pé

Destaques V+