Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Legionella" em escola de Gondomar

13 dez, 2023 - 17:27 • Lusa

Bactéria detetada num chuveiro dos balneários da Escola Secundária de Gondomar. Parque Escolar "procederá à limpeza e desinfeção" do equipamento após o que "serão realizadas novas análises e contra-análises".

A+ / A-
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

Uma inspeção preventiva da Parque Escolar detetou na terça-feira a presença da bactéria "legionella" num chuveiro dos balneários da Escola Secundária de Gondomar, revelou hoje a diretora em email enviado aos pais a que Lusa teve acesso.

Na comunicação, assinada pela diretora Lília Silva, a responsável informa que foi detetada a presença da "variante SPP da legionella e não a mais grave, a pneumofila", e que foi vedado o acesso aos chuveiros.

No mesmo texto, a docente indica que a Parque Escolar "procederá à limpeza e desinfeção" do equipamento após o que "serão realizadas novas análises e contra-análises".

Fonte da escola revelou à Lusa que "devido a estarem em curso as avaliações dos alunos -- o primeiro período termina na próxima sexta-feira -- os balneários já não estavam a ser utilizados, não havendo registo de alguém doente".

Na nota, a escola informou que a "comunicação à delegação de saúde, assim como todos os procedimentos de desinfeção e as respetivas contra-análises são da responsabilidade da Parque Escolar".

A Lusa contactou a Administração Regional de Saúde do Norte que informou desconhecer o assunto, remetendo o assunto para a Parque Escolar, cuja reação ainda não foi possível de obter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+