13 jan, 2024 - 17:15 • Marta Pedreira Mixão
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, este sábado, um conjunto de recomendações à população devido às previsões do IPMA de precipitação para as próximas 48 horas.
De acordo com comunicado enviado às redações, a Proteção Civil refere que, de acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há previsão de chuva para as próximas 48 horas "por vezes forte e persistente, nas regiões do Norte e Centro" e, a partir de segunda-feira, também no Alentejo. O IPMA prevê ainda uma intensificação do vento, "a aumentar de intensidade em especial no litoral e nas terras altas" a partir de domingo, e agitação marítima.
Perante o agravamento das condições meteorológicas adversas - chuva forte, intensificação do vento e agitação marítima -, a Proteção Civil alerta para a possibilidade "ocorrência de inundações em zonas urbanas", bem como cheias, deslizamentos e derrocadas. Além disso, alerta para o piso rodoviário escorregadio, devido à possível formação de lençóis de água e ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos.
Por isso, a Proteção Civil recomenda à população que adote comportamentos que minimizem os efeitos provocados pelo mau tempo: