Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo devido à previsão de neve

19 jan, 2024 - 07:09 • Olímpia Mairos

As previsões do IPMA apontam para pequena descida da temperatura máxima e descida da temperatura mínima, que será registada no final do dia.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos da Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo, até às 12h00 desta sexta-feira, devido à previsão de queda de neve.

De acordo com o IPMA, a neve pode cair nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude, com acumulação da ordem de 5 cm acima de 1400/1600 metros.

O IPMA alerta ainda para possíveis perturbações causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.

Já os distritos de Lisboa, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Beja e Portalegre encontram-se sob aviso amarelo até às 9h00, devido à previsão de precipitação por vezes forte.

Em comunicado, o IPMA explica que Portugal está a ser afetado pela depressão Juan e assinala que à depressão, que se desloca “gradualmente para leste”, está associada “uma massa de ar tropical instável e com elevado conteúdo de vapor de água, que já está a afetar as regiões do Centro e Sul de Portugal continental, com precipitação por vezes forte”, acrescenta.

Além da precipitação, as previsões indicam que existe a possibilidade de ocorrerem “trovoadas e rajadas convectivas” até ao final da manhã de sexta-feira.

As previsões apontam ainda para pequena descida da temperatura máxima e descida da temperatura mínima, que será registada no final do dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+