Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Agricultores ameaçam com protestos em grandes cidades

06 fev, 2024 - 16:52 • Alexandre Abrantes Neves

O Movimento Civil dos Agricultores admite provocar dificuldades na produção e distribuição se o Governo não pagar apoios até ao final de fevereiro. Ministério da Agricultura garante que redução do ISP no gasóleo agrícola já foi aplicada.

A+ / A-

Os agricultores admitem protestos nas grandes cidades, se o Governo não pagar os apoios até ao final de fevereiro.

Em declarações à Renascença, o porta-voz do Movimento Civil dos Agricultores (MCA) avança que a redução de impostos sobre o gasóleo agrícola ainda não entrou em vigor, ao contrário do prometido pelos ministros das Finanças e da Agricultura. Fernando Medina e Maria do Céu Antunes tinham definido a última segunda-feira como a data de início da medida.

Já o Ministério da Agricultura esclarece que a redução já foi aplicada, mas que o impacto é inferior ao esperado – o desconto foi de 2,6 cêntimos, mas, com a subida de dois cêntimos no preço do gasóleo, o preço final desceu apenas 0,6 cêntimos.

António Saldanha acusa o Governo de “falta de compromisso e de seriedade” e ameaça dificultar a distribuição de bens alimentares, se o Conselho de Ministros de quinta-feira não acelerar os pagamentos.

“Em função do que ficar assente em Conselho de Ministros, nós tomaremos uma atitude. Uma forma de protesto que consideramos efetiva é fazer sentir que, nas grandes cidades, os supermercados não funcionam da mesma forma nem o cabaz das famílias tem a mesma diversidade sem os agricultores”, explica.

O porta-voz do MCA diz que o pacote de apoios em mais de 400 milhões de euros “não parece ser insuficiente”, mas relembra que “ainda não está materializado e que, por isso, as ajudas ainda são virtuais”.

O Movimento Civil de Agricultores é recebido na próxima quinta-feira pela ministra da Agricultura, depois de, na última semana, ter organizado protestos que bloquearam várias fronteiras no país.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+