Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Direção-geral da Saúde apresenta Plano Nacional de Saúde 2030

21 fev, 2024 - 04:44 • Lusa

O papel central da saúde nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e o "planeamento estratégico em saúde de base populacional, enquanto instrumento metodológico com os seus diversos componentes e etapas", são outras das diretivas do PNS2030.

A+ / A-

A Direção-geral da Saúde faz, esta quarta-feira, uma apresentação pública do Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS2030), que tem como um dos seus pressupostos o "valor social da saúde enquanto objetivo maior na vida das pessoas".

O papel central da saúde nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e o "planeamento estratégico em saúde de base populacional, enquanto instrumento metodológico com os seus diversos componentes e etapas", são outras das diretivas do PNS2030.

O plano propõe igualmente "uma nova tipologia de problemas de saúde, na medida em que as fronteiras entre doenças transmissíveis e não transmissíveis, e entre saúde humana, animal e ambiental, se esbatem cada vez mais, exigindo o abandono de abordagens fragmentadas e a adoção de abordagens integradas e multissetoriais".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    21 fev, 2024 Lisboa 09:34
    Que plano Nacional de Saúde um país pode algum dia ter, enquanto tiver o elevado Nº de utentes DEFICIENTES sem Médico de família como ainda hoje tem? Quando assume as suas responsabilidades a DGS e quem a dirige, impondo aos centros de Saúde uma atualização das suas listas de utentes, para assim evitarem que cidadãos já falecidos e outros deslocados continuem a ter Médico de Família atribuído e outros, inclusivamente Deficientes, não o tenham? Quando respeitará a lei e imponha aos que dizem dirigir os Centros de Saúde, o respeito pela mesma, pelos utentes DEFICIENTES e PRIORITÁRIOS, e pelos direitos destes a serem prioritariamente atendidos o que nunca aconteceu até hoje, 21/02/2024, no Centro de saúde Santa Clara/Lumiar? Jamais haverá qualquer Plano Nacional de saúde enquanto estas vergonhas nacionais no SNS existirem impunemente a quem as impõe aos utentes, sem os respeitarem nem tão pouco os direitos dos mesmos. Até quando senhoras e senhores dirigentes da DGS?

Destaques V+