Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Inteligência Artificial. Microsoft escolhe Lisboa para novo centro de desenvolvimento

21 fev, 2024 - 15:59 • Redação

O centro irá integrar o AI Hub da Fábrica de Unicórnios em Alvalade, lançada em 2021.

A+ / A-

A Microsoft vai lançar a nova Fábrica de Inovação em Inteligência Artificial (AI Innovation Factory), um centro de desenvolvimento da área, em Lisboa.

O centro irá integrar o AI Hub da Fábrica de Unicórnios em Alvalade, lançada em 2021 por Carlos Moedas. O projeto, que vai ser inaugurado em novembro, foi "decisivo na escolha da multinacional tecnológica", lê-se no comunicado divulgado pela Câmara de Lisboa. O espaço AI Hub terá mais de dois mil metros quadrados, com capacidade para acolher cerca de 300 pessoas, e terá escritórios, salas de eventos e laboratórios de investigação.

“A Fábrica de Unicórnios tornou Lisboa a cidade mais inovadora da Europa, e este projeto é mais uma prova disso mesmo. Hoje somos capazes de estar na linha da frente naquela que é a tecnologia mais disruptiva do momento, como é a Inteligência Artificial”, afirma o presidente Carlos Moedas.

O anúncio deste novo centro acontece três meses após a vitória de Lisboa como Capital Europeia da Inovação, prémio atribuído pela Comissão Europeia, e um mês depois da consultora Deloitte anunciar que irá lançar um centro de Inteligência Artificial no Largo do Rato, com capacidade para mais de 2000 pessoas.

“Esta é mais uma grande conquista para a cidade. Em 2023 batemos o recorde de investimento estrangeiro, com mais de 50 centros tecnológicos a virem para Lisboa e 10.000 postos de trabalho altamente qualificados. Em 2024 começamos o ano com dois grandes projetos que provam a nossa capacidade de competir com outras grandes cidades. A nova estratégia de inovação para a cidade está a dar frutos”, constata Carlos Moedas.

Atualmente, a Microsoft está entre os líderes mundiais do mercado da Inteligência Artificial, tendo recentemente investido 10 mil milhões de dólares na Open AI, organização responsável pelo Chat GPT.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+