Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marinha resgatou mulher inglesa a bordo de navio de passageiros ao largo dos Açores

23 fev, 2024 - 13:07 • Lusa

A Marinha explicou que o resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), tendo sido posteriormente transferida para uma unidade hospitalar.

A+ / A-

A Marinha resgatou uma mulher inglesa, de 87 anos, que se encontrava a bordo de um navio de passageiros, a sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores, que necessitava de cuidados médicos hospitalares imediatos, foi anunciado esta sexta-feira.

De acordo com um comunicado da Marinha, o resgate, iniciado pelas 17h30 locais (18h30 em Lisboa) de quarta-feira e concluído pelas 01:50 locais (02:50 em Lisboa) de hoje, foi efetuado através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes - Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes).

Segundo a nota, tratou-se do resgate médico de uma mulher que se encontrava a bordo do navio de passageiros "AMBITION", com bandeira das Bahamas, que estava a navegar a cerca de 850 milhas náuticas (o equivalente a cerca de 1.600 quilómetros), a sudoeste da ilha de São Miguel.

"A passageira, de nacionalidade inglesa, apresentava um quadro clínico de dor aguda no abdómen e hemorragia retroperitoneal, necessitando de cuidados médicos hospitalares imediatos", lê-se.

A Marinha explicou que o resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou a paciente para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, tendo sido posteriormente transferida para uma unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos na operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, a FAP, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Centro de Comando Operacional da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+