Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Hospital São Francisco Xavier solidário com família de utente encontrada morta

27 fev, 2024 - 20:54 • Lusa

Unidade de cuidados de saúde disponível para colaborar com as diversas entidades que estão a investigar o caso de Avelina Ferreira.

A+ / A-

A administração do Hospital São Francisco Xavier manifestou-se esta terça-feira solidária com a família de Avelina Ferreira, e "totalmente disponível" e interessada em colaborar com as diversas entidades que estão a investigar o caso.

O corpo de Avelina Ferreira foi encontrado na segunda-feira numa mata nas traseiras do Colégio de São José, Lisboa, depois de a mulher ter desaparecido em dezembro do ano passado após ter dado entrada nas urgências do Hospital São Francisco Xavier.

O conselho de administração da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO) apresenta condolências à família e amigos de Avelina Ferreira "pelo trágico desfecho", e diz que já o fez diretamente à família, quando foi manifestada disponibilidade para apoio psicológico.

"A confirmação do falecimento é, também para esta Instituição e para os seus profissionais, motivo de tristeza e consternação, pelo que aqui se deixa a expressão de solidariedade neste momento", refere o comunicado.

A ULSLO recorda que após o desaparecimento "foram muitos os profissionais de saúde da Instituição que se juntaram e participaram ativamente nas buscas da utente às imediações do Hospital de São Francisco Xavier".

A ULSLO diz no comunicado que continuará a acompanhar atentamente este caso e os seus desenvolvimentos.

Avelina Ferreira, 73 anos, com Alzheimer, desapareceu em 12 de dezembro do ano passado, depois de ter entrado sozinha nas urgências do Hospital, uma vez que o marido foi impedido de a acompanhar. O marido esteve sete horas à espera do lado de fora das urgências, até descobrir que Avelina tinha desaparecido sem que ninguém tivesse dado conta.

A família culpou o hospital por ter impedido que o marido acompanhasse Avelina Ferreira no serviço de urgência, tendo sido obrigado a aguardar na sala de espera e em janeiro lançou uma petição a pedir mecanismos que previnam o desaparecimento de pessoas com demência.

A ULSLO agrega três hospitais, o Hospital de São Francisco Xavier, o Hospital de Egas Moniz e o Hospital de Santa Cruz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+