28 fev, 2024 - 14:31 • Lusa
A Marinha e a Autoridade Marítima alertam esta quarta-feira a população e a comunidade marítima para estarem vigilantes em relação ao estado do mar, que vai sofrer um agravamento, com ondulação a poder alcançar 13 metros, a partir de quinta-feira.
Em comunicado, as duas autoridades indicam que a previsão do estado do vento e do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental, entre as 12h00 de quinta-feira e as 00h00 de domingo.
A Marinha e a Autoridade Marítima pedem que se evitem os passeios junto ao mar, a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e que a amarração das embarcações atracadas seja reforçada.
A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, e o vento poderá registar uma intensidade média até a 56 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até os 101km/h, é referido.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente sob aviso amarelo e depois laranja, a partir da tarde de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar primeiro sob aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado.
Estes distritos passam depois a aviso laranja entre as 00h00 e as 07h00 de sábado.