29 fev, 2024 - 15:37 • Redação
A Ponte 25 de Abril passou a designar-se também como "Ponte Salazar" no Google Maps, repararam alguns utilizadores da aplicação, e a situação foi discutida nas redes sociais.
"Ponte Salazar" foi o nome originalmente dado à ponte construída em 1966, durante o regime do Estado Novo, em homenagem a António Oliveira de Salazar. Quando o regime foi derrubado, na Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, a ponte passou a intitular-se Ponte 25 de Abril, nome que se mantém até os dias de hoje.
Nos debates dos partidos sem assento parlamentar que se deu no âmbito das eleições legislativas, o líder partidário do partido "Ergue-te", José Pinto Coelho, chamou "Ponte Salazar" à Ponte 25 de Abril, o que despoletou tema de conversa nas redes sociais. Uns dias depois, os utilizadores da Google Maps deram conta da segunda denominação da ponte na aplicação.
A situação, que está a ser discutida em redes sociais como a plataforma X, está a gerar polémica, por causa da reinvidicação que alguns utilizadores de extrema-direita fazem do antigo nome da ponte.