07 mar, 2024 - 09:57
Um inquérito do INE (Instituto Nacional de Estatistica) sobre segurança no Espaço Público e Privado revela números sobre violência ao longo da vida, nomeadamente abusos sexuais.
Os dados mais recentes, divulgados em dezembro de 2023, apontam que mais de 176 mil pessoas (2,3%) foram vítimas de abusos sexuais na infância por parte de qualquer pessoa. Além disso, estas vítimas foram quem mais se silenciou relativamente aos casos. O estudo mostra também que cerca de metade das vítimas em contexto de intimidade falaram com alguém ou alguma entidade sobre o que aconteceu.
O inquérito inclui atos de abuso sexual ocorridos em diferentes contextos, entre os quais, na casa da criança, na escola, na comunidade ou na internet.
Quanto aos agressores/as o inquérito revela que podem ser qualquer pessoa, desde membros ou amigos da família, vizinhos ou outras pessoas com poder hierárquico sobre os menores, por exemplo, professores, profissionais de saúde, figuras religiosas, pessoas desconhecidas ou outras crianças.