08 mar, 2024 - 07:13 • Olímpia Mairos
O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido à queda de neve com acumulação acima de 800 metros, que poderá ser superior a 10 centímetros acima de 1000 metros, os distritos de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo encontram-se sob aviso laranja até às 12h00 desta sexta-feira.
Nos distritos da Guarda e Castelo Branco o aviso laranja mantém-se até às 5h00 de domingo. Já Viseu está sob aviso amarelo até às 5h00 de domingo.
Segundo o IPMA, nos pontos mais altos da Serra da Estrela a neve poderá “acumular cerca de um metro de neve no final do período”.
Até domingo “estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que irão variar em frequência e intensidade ao longo deste período, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, sendo nas tardes dos dias 8 e 9, os períodos em que se espera que a precipitação seja por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro”, informa o IPMA.
O vento também soprará por vezes forte, em especial no litoral e nas terras altas, com maior incidência nos dias 8 e 9, onde as rajadas serão da ordem dos 80 quilómetros por hora no litoral e dos 95 quilómetros por hora nas terras altas.
O IPMA avisa igualmente para agitação marítima forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, podendo no sábado, dia 9, superar os 7 metros a norte do Cabo Raso.
Braga, Porto e Viana do Castelo estão sob aviso laranja até às 9h00 domingo e Beja, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro até às 12h00.
Devido à previsão meteorológica de agitação marítima, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil aconselha a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais.
A Proteção Civil desaconselha ainda a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e recomenda atenção às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Apesar da situação meteorológica se manter, o IPMA prevê que no domingo, dia de eleições, os aguaceiros diminuam gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde, e que o vento também diminua de intensidade, já não se esperando a ocorrência de rajadas durante a tarde.