Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estafetas exigem 3 euros por entrega e prometem fazer a maior greve de sempre

11 mar, 2024 - 20:46 • Miguel Marques Ribeiro

Trabalhadores das plataformas Glovo, Bolt e Uber Eats reivindicam melhores pagamentos e estão a organizar uma greve de seis horas para dia 22 de março.

A+ / A-

Os estafetas que fazem as entregas da Glovo, Bolt e Uber Eats estão a preparar uma greve para dia 22 de março, que promete ser a maior de sempre. A paralisação vai durar seis horas, entre as 18h00 e a meia-noite dessa sexta-feira.

Segundo a SIC Notícias, os trabalhadores exigem o pagamento mínimo de 3 euros por cada entrega efetuada, um complemento de 50 cêntimos por cada quilómetro percorrido em distâncias entre dois e cinco quilómetros e ainda o pagamento de um euro extra para viagens com mais de cinco quilómetros.

Nesta altura, o pagamento de cada serviço varia entre os 80 cêntimos e os 1,20 euros.

A greve dos estafetas das plataformas digitais Uber Eats, Bolt Food e Glovo está a ser organizada através de grupo de um WhatsApp chamado "Estafetas Unidos", que reúne mais de mil trabalhadores de todo o país.

O anúncio do protesto surge no mesmo dia em que foi anunciado um acordo na União Europeia (UE) para reconhecer o estatuto de trabalhador por conta de outrem aos motoristas e estafetas das diversas plataformas eletrónicas.

Há cerca de um mês, um tribunal de Lisboa reconheceu a existência de um vínculo laboral entre a plataforma Uber Eats e um estafeta. A decisão foi considerada histórica e surgiu na sequência da entrada em vigor da nova lei de presunção de laboridade nas plataformas digitais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+