Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Associação de Praças "com vontade de sorrir” após promoção de 6.500 militares

16 mar, 2024 - 10:36 • Hugo Monteiro , Diogo Camilo

Cabo-mor Paulo Amaral questiona a aprovação do plano de promoções nas Forças Armadas, numa altura “novo Governo e novo responsável pela pasta da Defesa”, e defende que o tema do serviço militar obrigatório “pode e deve ser debatido”.

A+ / A-

A Associação de Praças estranhou o anúncio da promoção de quase 6.500 militares de Marinha, Exército e Força Aérea em 2024, numa altura de “novo Governo e novo responsável pela pasta da Defesa”.

Em declarações à Renascença, o cabo-mor Paulo Amaral diz ter ficado “com vontade de sorrir” pela altura em que é aprovado o plano de promoções nas Forças Armadas, que abrange 1.538 militares e 95 militarizados da Marinha, 3.335 militares do Exército e 1.491 da Força Aérea.

“Deixa-nos com vontade de sorrir. Porque é que este Governo e anteriores governos, tendo sido sempre alertados para esta questão, nunca tomaram esta decisão?”, questiona.

De acordo com o comunicado do gabinete da ministra Helena Carreiras, a aprovação do plano de promoções ocorre mais cedo do que em 2023 e 2022 para permitir que as promoções dos militares abrangidos ocorram ao longo do ano a que respeitam.

Em relação às declarações da ministra em entrevista à Renascença, na qual alertou que Portugal tem um “caminho muito grande a fazer em termos de investimentos de Defesa antes de falarmos da revisão do modelo de serviço militar obrigatório”, Paulo Amaral afirma que o tema “pode e deve ser debatido”.

Não é por causa da falta de recrutamento e fraca retenção, mas também. É importante este assunto ser debatido na sociedade portuguesa, conforme é debatido nos países dos quais copiamos exemplos - Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia. Não deve ser um assunto tabu, pode e deve ser debatido com as associações profissionais militares, com os chefes dos ramos, com os governos, com os deputados, com a sociedade civil”, acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Couto
    18 mar, 2024 Maia 16:11
    O SMO ou similar nunca deveria ter acabado. É urgente e necessário voltar a existir, para os dois sexos.
  • Maria
    16 mar, 2024 Palmela 13:05
    Mulheres pra tropa homens pra tropa ! Entao e quem e que toma conta dos filhos?

Destaques V+