Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Seca. Situação melhora mas persistem problemas no Algarve e litoral alentejano

21 mar, 2024 - 15:14 • Lusa

Os efeitos nas culturas a médio e longo prazos só vão ser conhecidos após os meses tradicionalmente chuvosos.

A+ / A-

A seca, em Portugal, tem vindo a "evoluir favoravelmente" com as últimas chuvas, mas persistem problemas no Algarve e no litoral Alentejano, indicou a Confederação dos Agricultores de Portugal, que espera que o novo Governo olhe para este problema.

"Com efeito, a situação tem vindo a evoluir favoravelmente e os atuais índices de água no solo, de acordo com o mapa recentemente divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são já elevados na generalidade do país", revelou fonte oficial da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em resposta à Lusa.

No entanto, persistem dificuldades em algumas regiões no extremo sul do país, nomeadamente no Algarve e no litoral alentejano.

Nestas regiões, a seca continua a sentir-se e os impactos estão em avaliação.

Os efeitos nas culturas a médio e longo prazos só vão ser conhecidos após os meses tradicionalmente chuvosos.

A CAP espera que o novo Governo, que vai ser liderado por Luís Montenegro, tenha "todo o empenho e atenção" para com este problema.

"Trata-se de uma questão estrutural, que exige investimentos avultados e que não se resolverá subitamente, mas a vontade política e o início do processo de investimento são os primeiros passos para uma eficaz gestão dos recursos hídricos, e essa é sem dúvida a alteração que esperamos de imediato", sublinhou a confederação liderada por Álvaro Mendonça e Moura.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+