Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Operação Páscoa da GNR registou dois mortos e 10 feridos graves

01 abr, 2024 - 07:45 • Olímpia Mairos

Entre quinta-feira e domingo foram detidas 165 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e 56 por conduzirem sem habilitação legal.

A+ / A-

Durante a Operação Páscoa 2024, que arrancou na quinta-feira e que termina esta segunda-feira, a GNR registou dois mortos, 10 feridos graves, 240 feridos ligeiros e 827 acidentes.

Em comunicado, a força de segurança, indica que dos 22.263 condutores fiscalizados, 303 conduziam com excesso de álcool e, destes, 165 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Segundo a GNR, foram detidas 56 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

No total, a GNR detetou 2.913 contraordenações rodoviárias, 642 por excesso de velocidade, 455 por falta de inspeção periódica obrigatória, 153 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 76 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

Foram ainda detetados 69 condutores que usavam indevidamente o telemóvel durante a condução e 85 casos de falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças.

A Guarda aconselha a uma condução atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança.

Para um deslocamento em segurança nesta época festiva, a GNR aconselha, em especial a “adequar a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário” e “evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes”.

A força de segurança indica ainda que “terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros".

Neste contexto, os militares da Guarda estarão particularmente atentos a manobras perigosas, à condução sob a influência do álcool e substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel, à incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças e às condições de segurança dos veículos.

A operação Páscoa da GNR termina esta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+