Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Dois novos casos de sarampo confirmados na última semana

02 mai, 2024 - 18:58

Aumenta para 25 o total de infeções confirmadas desde o início do ano, indica a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

Portugal registou dois novos casos de sarampo na última semana, elevando para 25 o total de infeções confirmadas desde o início do ano, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo os dados da DGS, os dois novos casos de sarampo, uma infeção provocada por um vírus e considerada das mais contagiosas, foram confirmados nas regiões Norte e Centro.

Desde 1 de janeiro até 28 de abril, foram confirmados 25 casos de sarampo em Portugal, quatro dos quais levaram a internamento, de um total de 176 casos suspeitos notificados, estando em investigação três casos.

Dos casos de sarampo notificados, 148 casos foram descartados, indicou ainda a direção-geral, que salienta a importância da notificação imediata para garantir a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

Sarampo. O regresso de uma doença erradicada
Sarampo. O regresso de uma doença erradicada

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus que se transmite de pessoa a pessoa por via aérea, através de gotículas ou aerossóis de pessoas infetadas, como tosse ou espirros.

De acordo com a DGS, a vacinação é a principal medida de prevenção da infeção e é gratuita em Portugal.

No final de abril, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a tosse convulsa, têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia de covid-19.

O número de casos de sarampo começou a aumentar em 2023 e a tendência manteve-se em vários Estados-Membros da União Europeia, tendo sido notificados, entre março de 2023 e o final de fevereiro de 2024, pelo menos 5.770 casos de sarampo, incluindo pelo menos cinco mortes, segundo o ECDC.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+