19 mai, 2024 - 00:07 • Diogo Camilo
Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45.
A Proteção Civil acionou meios para a zona de Castro Daire, distrito de Viseu, para dar resposta a uma "possível queda de meteorito", disse à agência Lusa fonte da organização de socorro, mas que não foi confirmada.
Para o local de "onde surgiram relatos" foram acionados cinco veículos auxiliados por 18 operacionais, na zona de Pereira e da serra de Montemuro, em Castro Daire. "Uma vez que as pessoas referiram que viram um clarão numa zona de antenas, estamos também a patrulhar os parques eólicos ali ao redor e até agora não há nenhuma informação das equipas do terreno", indicou a mesma fonte.
Os meios foram depois desmobilizados, depois de não terem sido encontrados fragmentos de um possível meteorito.
Segundo o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade de Coimbra Nuno Peixinho, tratou-se de um meteoro, enquanto dados preliminares do Instituto de Astrofísica da Andaluzia dá conta de que "não caiu quase nada, ou foi parar ao Oceano Atlântico".
O fenómeno foi visto em cidades como Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Castelo Branco e Leiria e institutos indicam que terá sido mesmo observado "desde a costa francesa ao sul do Algarve".
Nas redes sociais são vários os relatos de avistamento do clarão.
Na A1, houve vista privilegiada para o fenómeno.
Não falta quem associe o fenómeno aos festejos do título do Sporting no futebol.
Nos céus de Madrid também foi possível ver o fenómeno.
E em Sevilha também.