Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto da Segurança Social

22 mai, 2024 - 15:07 • Daniela Espírito Santo

Presidiu ao Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional entre 2011 e 2013.

A+ / A-

Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto da Segurança Social. A informação foi confirmada esta quarta-feira pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, em comunicado.

Félix de Oliveira foi presidente do conselho diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional entre 2011 e 2013. Também foi secretário de Estado do Emprego nos dois anos seguintes.

"Octávio Félix de Oliveira tem um longo percurso profissional na direção de organismos públicos, considerando-se o perfil adequado para as funções para as quais foi nomeado", justifica a ministra.

Recorde-se que a anterior presidente do conselho diretivo do ISS, Ana Vasques, se demitiu na passada sexta-feira. Na altura, Vasques justificou a decisão por entender que o atual governo tinha demonstrado "falta de confiança" no seu trabalho, na sequência da "posição pública assumida pelo Governo a propósito dos acertos à retenção na fonte de IRS das pensões pagas pelo ISS no mês de abril e maio".

"Mostrando surpresa e "estupefação" relativamente a essa decisão e a este propósito apontando a omissão deste assunto na reunião do dia 22 de abril, entre o conselho diretivo do ISS, V. Ex.ª e o senhor secretário de Estado da Segurança Social, configuram objetivamente uma manifestação de falta de confiança do governo na presidente do conselho diretivo do ISS", lê-se na carta.

Ana Vasques foi chamada a 9 de maio à Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, a pedido do PSD.

[Notícia atualizada às 15h19 de 22 de maio de 2024]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+