Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

É oficial: Zelensky vem mesmo a Portugal esta terça-feira

27 mai, 2024 - 13:04 • Olímpia Mairos , Daniela Espírito Santo

Durante a visita de meio-dia será assinado um acordo de segurança e cooperação militar.

A+ / A-

Agora é mesmo oficial: o Presidente da Ucrânia visita Portugal esta terça-feira. A notícia foi avançada pela SIC Notícias e confirmada, ao início da tarde, pela Presidência da República.

Em comunicado, é confirmado que o objetivo passa por discutir segurança e defesa e que vai incluir "reuniões de trabalho" com Montenegro e Marcelo. "A visita de trabalho do Presidente Zelensky insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque partilhar no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa", é dito.

Zelensky só deverá chegar ao nosso país depois de almoço e será recebido na residência oficial do primeiro-ministro. À noite terá um jantar com o Presidente da República, em Belém. No "menu", o "compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia", bem como "com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv".

O convite para a visita foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto do ano passado, durante a visita do Presidente português à Ucrânia.

Segundo o Expresso, o programa da vista de Zelensky a Portugal será divulgado ainda esta tarde.

O líder da Ucrânia encontra-se esta segunda-feira em visita a Madrid, tendo sido recebido pelo rei Filipe VI no aeroporto de Madrid, um gesto incomum durante visitas de chefes de estado estrangeiros.

Segundo avança o jornal "El País", Espanha vai entregar à Ucrânia um pacote de armamento no valor de 1,129 mil milhões de euros, algo sem precedentes na ajuda militar espanhola a qualquer país.

[Notícia atualizada às 13h46 de 27 de maio de 2024]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    27 mai, 2024 Palmela 13:06
    Os espanhois em vez de promoverem a paz ! Ajudam-no a ficar armado ate aos dentes!

Destaques V+