Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Matosinhos

Cadeia de Santa Cruz do Bispo. Ala psiquiátrica alvo de inspeção após incêndio

04 jun, 2024 - 22:34 • Liliana Monteiro , Olímpia Mairos , com redação

Quatro pessoas foram transportadas para o hospital e 27 reclusos foram transferidos para outros estabelecimentos prisionais.

A+ / A-

A ala psiquiátrica do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, onde deflagrou um incêndio na noite de terça-feira, vai ser alvo de uma inspeção, apurou a Renascença junto de fonte prisional.

De acordo com a fonte, o fogo começou depois de um recluso ter alegadamente adormecido de cigarro na mão.

O incêndio provocou 15 feridos ligeiros por inalação de fumo. Onze foram assistidos no local e quatro - dois guardas prisionais e dois reclusos - tiveram mesmo de ser transportados ao hospital.

Na ala onde ocorreu o incêndio estavam 50 reclusos, 27 deles foram transferidos para Paços de Ferreira. Os restantes foram acomodados numa parte da ala que não ficou com danos.

A evacuação ocorreu perto da meia-noite e contou com a ajuda de guardas que estavam de folga.

O alerta para o incêndio foi dado pelas 20h44 e para o local foram mobilizados operacionais de várias corporações de bombeiros locais.

Fonte do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto referiu, pelas 21h30, que o fogo já estava em resolução.

Além das várias corporações do concelho estão no local elementos da GNR e da Polícia Municipal.

De acordo com o "site" da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 21h30 estavam no local 24 operacionais, apoiados por 11 viaturas.

[notícia atualizada às 8h40 de 5 de junho de 2024]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+