08 jun, 2024 - 18:20 • Vasco Bertrand Franco
Uma marcha realizada este sábado pelo fim da utilização de combustíveis fosseis e pelo fim da ocupação israelita na Faixa de Gaza terminou com tinta nas paredes do Gabinete de Representação do Parlamento Europeu, em Lisboa.
A marcha, com o nome "Unidas Contra o Colapso", foi organizada pela Greve Climática Estudantil de Lisboa e pelo movimento Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil.
Os manifestantes saíram por volta das 16h da Praça do Príncipe Real em Lisboa e chegaram uma hora depois ao Gabinete de Representação do Parlamento Europeu em Lisboa. À chegada ao largo Jean Monnet, os manifestantes atiraram sacos de tinta para o edifício e várias tochas de fumo verde.
Todo o percurso foi acompanhado com um forte dispositivo policial, que à chegada dos manifestantes e perante os sacos de tinta atirados, equiparam-se prontos para uma eventual desmobilização forçada que acabou por não ser necessária.
Durante todo o percurso foram muitos os gritos e cânticos entoados pelos ativistas como também muitas bandeiras e cartazes no ar.